segunda-feira, 31 de março de 2014

Viver às vezes dói, mas eu não estou só!

VIVER ÀS VEZES DÓI, MAS EU NÃO ESTOU SÓ

 Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará – (Salmos 37:5)


         Quantas vezes você já se sentiu sozinho e isso te deu medo?
         Muitas vezes na adolescência nos sentimos tão sozinhos e “esquisitos” e parece que crescer ou viver dói, não é mesmo?
         Este tempo da adolescência é realmente muito interessante, aquilo que sentimos são tão contraditórios, ou seja, contrários e inconstantes, às vezes está tudo bom, às vezes tudo ruim. Em alguns momentos você gosta de tudo e, em outros, de nada. Seus pais são os melhores amigos e logo depois já são os seus adversários.
         Você se sente um adolescente, mas se sente também um “ET” que não se encaixa em lugar algum e se sente sozinho sem saber pra onde ir e o que fazer e por isso parece que viver dói.

         Como posso então administrar e viver com estes sentimentos?
         Primeiramente e o mais importante entender que ninguém aqui é um “aborrecente” e sim uma fase da vida que vivemos e que passamos por grandes transformações que nos deixa muito irritados e também muito incompreendidos. Mas essa fase passa,  ela não é eterna, poderia dizer: “Você é adolescente só uma vez na vida”. Então aproveite para viver essa idade que tem complicações, sim, mas que também traz momentos inesquecíveis.

         Deus sabe o que estou passando na minha adolescência?
         Claro que sim, principalmente porque foi ele que te fez, do jeito que você é e te conhece melhor do que você mesmo. E com certeza Jesus sabe de tudo o que você passa na sua vida porque ele também foi um adolescente, você sabia? É claro que muitas coisas que você tem acesso hoje não existiam na época em que Jesus viveu aqui (peça aos participantes da célula interagir dizendo o que se tem acesso hoje e que não havia nos dias de Jesus adolescente)
         Se ser adolescente as vezes dói, qual é o remédio?
         O remédio é muito simples e gostoso, não tem aquele gosto ruim dos xaropes para a tosse. É só observar o texto que lemos no início que diz “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37:5).
         Há também outra fórmula que fazendo o que a Bíblia diz pode nos ajudar muito: Buscar ajuda. Não tentar passar por essa fase sozinho, mesmo que pareça  estar só, posso pedir ajuda, conselhos, chorar, e posso fazer isso aos pais, aos lideres, pastores, somente aquelas pessoas de confiança, nada de ficar abrindo a vida com quem não se conhece.
         Na sua casa e na Igreja há pessoas que podem te ouvir e te ajudar, mesmo que pareça que o que você está sentindo seja tão bobo. Mas não é! Se algo é importante para você isso também será importante para os seus pais e para nós (lideres e pastores).

         Comece a praticar agora:
         Comece orando agradecendo à Deus porque Ele te conhece e sabe de tudo o que você precisa e está passando e depois ore pedindo que ele te ajude naquilo que você está precisando de ajuda, que com certeza ele vai te ouvir e ajudar. Não é isso que aprendemos na Bíblia hoje?
         Em segundo lugar, se precisar conversar para falar e pedir ajuda para alguma pessoa faça isso ainda hoje. Quando chegar à sua casa fale com seus pais, ou fale com seu líder ou pastor, que com certeza ele vai te ouvir e vai poder te ajudar em oração.


                                                                                                                                Pr. João André


          

0 (Deixe seu Comentário) :

Postar um comentário