segunda-feira, 7 de abril de 2014

PRATICANDO A VIGILÂNCIA



Será como um homem que sai de casa e viaja para longe; mas, antes de ir, dá ordens, distribui o trabalho entre os empregados e manda o porteiro ficar de vigia. Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; se será à tarde, ou à meia-noite, ou de madrugada, ou de manhã. Se ele chegar de repente, que não encontre vocês dormindo! 37  O que eu lhes digo, digo a todos: fiquem vigiando!” (Marcos 13:34-37)


         O que é viver a prática da vigilância?
         No texto chave acima, Jesus está contando através de uma parábola como deve ser a nossa atitude em relação a sua volta. Quantos sabem que Jesus morreu ressuscitou e vai voltar para nos buscar para morar com ele?
     Nós não sabemos quando ele voltará e quando voltar precisaremos estar prontos para ir para o céu com ele, não podemos ter nada oculto em nossas vidas que vai impedir de irmos morar no céu com ele. E o que pode pesar é o pecado.

         Mas na prática, o que devemos vigiar?
     Há muitas coisas que precisamos estar atentos e vigilantes, mas há quatro áreas que vamos falar hoje que precisamos vigiar bastante.
·  O que vemos: Pense em alguns programas de TV, sites, revistas e filmes que são verdadeiros lixos para os nossos olhos. Alguns programas podem até nos encher de curiosidade e às vezes pensamos: “que mal há em dar uma olhadinha?” Mas com certeza isso pode nos fazer muito mal. Ficamos pensando naquilo que vimos e mesmo sabendo que é errado desejamos fazer igual. Por exemplo: Uma mentira, uma rebeldia contra os pais, cenas de pornografia (cenas de sexo ou nudez), e isso não agrada a Deus, pois nos deixará longe Dele. O que devemos fazer é como a Bíblia nos ensina: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmos 101:3). E ainda aprendemos na Bíblia que os nossos olhos são luz para o nosso corpo “Os olhos são a candeia (luz) do corpo. Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22,23). Poderíamos dizer assim: Se quando vemos o que é bom o nosso corpo estará bem com Deus, mas se vemos o que é “destrutivo” não saberemos distinguir o que é certo ou errado.

·  O que falamos: Aquilo que falamos também precisa de vigilância. O que a Bíblia nos ensina: “Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.” (Salmos 141:3). Nós precisamos aprender a falar coisas certas, sem xingamentos sem gritarias, aprender a falar aquilo que vai agradar à Deus. Podemos brincar? Sim, mas vigiando, como estamos brincando. Palavrões, palavras de duplo sentido (falo uma coisa que quer dizer outra) e palavras que ofendem. Precisamos aprender a vigiar com quem falamos das coisas do nosso coração. Também não falarmos com desconhecidos, pessoalmente e nem pelos chats porque isso pode ser muito perigoso (por exemplo: Pedofilia, sequestro)

·  O nosso coração: O nosso coração é aquilo que controla as nossas emoções e sentimentos, por isso precisamos vigiar, para não guardarmos rancor, raiva, ira, inveja, ciúmes, de ninguém. Muitas vezes quando sentimos raiva ou rancor podemos criar fofocas e maledicências (falar mal de alguém, às vezes sem ser verdade) e mentiras que ofenda a outra pessoa.
Outra forma que precisamos vigiar o nosso coração, principalmente quando falamos sobre sentimentos, é perceber quando estamos gostando de alguém. Precisamos vigiar e sempre compartilhar com alguém de muita confiança, de preferência os pais ou lideres e pastores, para que eles possam nos ajudar a não errar.
Desenvolvermos um sentimento por uma pessoa errada, ou na hora  errada, e alimentar esse sentimento (se apaixonar por alguém) na adolescência pode me impedir de avançar nos projetos estabelecidos por Deus, esse sentimento pode me prejudicar nos meus estudos, nos meus relacionamentos, pois estarei completamente focado em uma coisa só, o sentimento por alguém. O errado não é sentir alguma coisa por alguém o segredo do vigiar é o que faço com esse sentimento na adolescência.  “Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23). Esse é um segredo de como devemos guardar, ou melhor,  vigiar, para sermos bem sucedidos e felizes, para não sofremos com os nossos sentimentos e fazer escolhas erradas.

·  A nossa mente: A última área que vamos aprender a vigiar é a nossa mente. Como o coração é o centro das nossas emoções e controla a nossa vontade e muitas vezes a nossa mente precisamos constantemente prestar atenção naquilo que estamos pensando, e muito mais do que estamos prestando atenção, precisamos praticar a preencher a nossa mente somente com coisas saudáveis e uma delas e principal é com a palavra de Deus. Veja o que o Apostolo Paulo nos ensina: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8).  

     Como faço isso?  Lendo e estudando diariamente a Bíblia, buscando conhecer mais a respeito desse livro.
     Quando estiver pensando em coisas ruins, por exemplo, aquilo que ouviu de um colega, uma piada indecente, ou mesmo tenha lido ou visto, precisará imediatamente para de pensar e pedir para que Deus remover estes pensamentos de sua mente.  Substituir estes pensamentos por coisas saudáveis que não vão lhe impedir de ser encontrado por Jesus quando ele vier lhe buscar.
                   
         Vamos começar a praticar agora orando:
         Feche os olhos e imagine a sua mente e coração como um computador, e que você instalou um antivírus. Quando aparecerem os “vírus”, ou seja, tudo o que for contrário à lista feita conforme o texto de Filipenses 4:8 que lemos anteriormente, você precisa agir rapidamente e “deletar” esse vírus e não deixar contaminar o seu “disco rígido”.
         Ore pedindo ao Espírito Santo para lhe ajudar a observar a Sua Palavra e a deletar os vírus que possam causar prejuízos em seu coração e na sua vida.
            Ore também para que o Espírito Santo o ajude a vigiar e a guardar o seu coração contra “hackers” que querem invadir e roubar “senhas” que só pertencem a Deus. (sentimentos, pureza, etc.).

Peça perdão e decida a não errar mais. Faça uma aliança com Deus que você vai vigiar o tempo todo e peça ajuda ao Espírito Santo que lhe ajudará a permanecer vigilante.


                                                                                                              Pr. João André



0 (Deixe seu Comentário) :

Postar um comentário